3.8.04

Cordas

A guitarra será seguramente o instrumento mais popular junto do pretendente a ídolo do poprock. Basta passar por uma montra duma loja de instrumentos para perceber o lugar de destaque que ela ocupa quando em comparação com qualquer outro artefacto musical.
O modelo de entrada passa quase sempre pela guitarra acústica, vulgo viola.
Devem haver várias razões para esta escolha mas entre elas estarão a portabilidade da coisa e o facto de que com um esforço mínimo por parte do aprendiz (que pode ser um esforço máximo para quem tem a ingrata tarefa de o ouvir) dominará os acordes básicos, que lhe darão acesso a um extenso repertório.
Seja por influencia do país vizinho seja pelo preço, por cá a guitarra acústica mais popular é a vulgar viola, a das cordas de nylon. Já em grande parte no Norte da Europa e Estados Unidas é a prima de cordas metálicas, e dimensões mais avantajadas, que faz furor junto dos debutantes. Ambas são um primeiro passo para objectivo final: a guitarra eléctrica, ou seja, barulho a valer.
Bem, cordas de aço ou de nylon, seis ou doze cordas, a solo com acompanhamento vocal - e sabendo que existem muitas mais - ficam algumas propostas em que a guitarra acústica é estrela.
- Clap – Yes – sabendo que o Steve Howe é o único guitarrista nos Yes somos obrigados a acreditar que nesta música lhe crescem duas mãos extra
- Little Martha – Allman Brothers – nesta há mesmo quatro mãos
- All i need – Air – a prova de que a guitarra não precisa de estar nas mãos de um virtuoso para poder brilhar
- Signe – Eric Clapton
- Blackbird – The Beatles
- Mother Nature’s Son – The Beatles